Friday, May 11, 2007

F.EE.L.

Apaixonem-se. Não necessariamente por alguém do sexo oposto,ou do mesmo sexo. Deixem-se apaixonar por qualquer coisa, sintam a paixão correndo por todas as veias do seus corpos, caminhem entre as nuvens, flutuem.
Observem o caminho que vocês fazem diariamente para ir para a faculdade/colégio/trabalho, vejam como entre carros, concreto e prédios existem coisas bonitas como uma única flor num canteiro desmatado, um passarinho numa árvore, uma borboleta voando.
Procurem por borboletas coloridas. Ah! Procurem as brancas também.
Deixem o sol penetrar a epiderme de vocês, iluminem-se. Iluminem os pensamentos, os rostos lindos de cada um, deixem que a vida de vocês seja iluminada. Sintam-se iluminados dos pés à cabeça.
Saibam aproveitar um dia de sol e céu limpo com a esperteza de um sábio.
Uma vez ao ano pelo menos, saiam para caminhar na chuva. Aproveitem e chorem, coloquem tudo para fora, desabafem com o mundo, ele com certeza abraçará vocês. Apreciem os dias cinza com os olhos de um poeta bucólico. Escrevam, desenhem, pintem, gritem.
Por sinal, gritar é uma das melhores formas de liberar o stress, momentaneamente, óbvio.
Procurem pelas estrelas no céu azul-marinho-preto. Façam um pedido. Dois. Três. Vejam o nascer e o pôr do sol. Observem as cores do crepúsculo. Procurem um arco-íris, quando o acharem, procurem o gnomo com um pote de ouro. Cavalguem em um unicórnio. Nadem com as sereias. Comuniquem-se com os extraterrestres. Descubram a localização do chupa-cabra.
Escutem Floyd, Clapton e Dylan. Vão a uma praça com os amigos, levem um violão e cantem Bob. Transem ao som de Lovage. Dancem com Gloria Gaynor, Diana Ross e Donna Summer. Tomem banho cantando Rita Lee. Dancem na chuva ouvindo “Rain drops keep falling in my head”.
AMEM. ODEIEM. Não se contentem com pouco. Sejam 8 ou 80. Corram, dêem risadas espalhafatosas. Beijem com carinho, beijem com raiva, beijem com prazer. Permitam que as pessoas cheguem perto. Cuidem com os amigos não tão amigos assim. Valorizem aqueles que merecem. Agradeçam por estarem vivos.
Dêem bom dia ao sol, às arvores, ao céu. Olhem-se no espelho e descubram o quão lindos vocês são. Preservem suas personalidades, cultivem suas crenças.
Leiam histórias em quadrinhos. Revejam Pulp Fiction. Gastem o DVD do Laranja Mecânica. Divirtam-se com Woody Allen. Viajem com George Lucas. Aventurem-se com Indiana Jones e Steven Spielberg. Sintam a dor das virgens suicidas ao lado de Sophia Coppola.
Bebam água com gás, muita água com gás.

Sunday, April 15, 2007

Carta para Ilustres Pessoas, Volume 3.

Querida Anastasia do futuro,

Antes de tudo gostaria de pedir desculpas.
Sei que errei nas minhas ações, nos sentimentos, nos julgamentos.
Não fui capaz de distinguir as pessoas, em primeira estância todas pareciam fantásticas e era difícil pensar que talvez fossem umas filhas da puta. Só descobri depois que as dei intimidade suficiente para pisarem em mim o quanto quisessem, e cara, isso doeu!
Dediquei-me demais aos meus amigos, muitas vezes abdicando minha, aliás, nossa própria vida. Pus-me a disposição 24 horas por dia, atravessei a cidade, carreguei as pessoas nas costas por muito tempo. Infelizmente poucos foram aqueles que retribuíram a altura, e acredite, dói demais quando a gente precisa de alguém e ninguém está disponível.
Usei a expressão “Eu te amo” inúmeras vezes, acreditando que realmente amava. Só hoje vejo que não foi tanto assim. Envolvi-me com as pessoas erradas, achei ter me apaixonado e no final das contas, descobri ser apenas dependência. Perdi meu chão e não fiz esforço para construí-lo de volta por muito tempo. Deixei a depressão tomar conta de mim. Confiei nas pessoas erradas, duvidei das certas.
Perdi amigas importantes sem nenhuma explicação, menti ao dizer que não me importava. Chorei de saudades quando estava sozinha, tentei entender o acontecido, mas em nenhum momento expressei meus sentimentos verdadeiros sobre isso para qualquer pessoa.
Muitas vezes tentei conquistar as pessoas com a minha tristeza, minhas tragédias. Não fui honesta comigo mesma, e quando resolvi mudar, radicalizei. Hoje evito tanto falar que estou triste que acabo sofrendo sozinha. Não quero mais ser a vitima, a coitadinha. Quero ser forte, ou pelo menos parecer ser.
Durante esses longos vinte anos colecionei cicatrizes. Não aquelas superficiais geralmente decorrentes de acidentes, mas aquelas internas, eternas. Aposto um engradado de cerveja que estas continuam tão vivas em ti como nesse momento estão em mim.
Eu errei, e repeti os mesmos erros. Falhei na única tarefa que não poderia ter falhado: estabelecer uma base emocional forte para o futuro. Mas sei que nada disso foi intencional, apesar de parecer, afinal, ninguém comete tantos erros assim. É que de repente me via numa encruzilhada, sem saber para que lado ir, sentindo uma pressão filha da puta para escolher o caminho certo. Essa maldita pressão afetou tanto o meu discernimento, que acabei errando todas as vezes que tentei acertar.
Gostaria que não guardasses remorso sobre isso, já que errei tanto no passado, não gostaria de continuar errando no futuro.

Sinceramente,
Anastasia do passado.

Sunday, March 11, 2007

Carta para Ilustres Pessoas, Volume 2.

Amigo,

Nesses últimos meses eu tive tempo de sobra pra refletir sobre a vida, em especial a minha, e durante essa jornada, munida de muitos filmes, seriados e noites em claro com um maço de cigarros e uma lata de cerveja mudei drasticamente a minha concepção sobre as coisas.
Veja bem, caro amigo, nada do que aprendemos e acreditamos quando crianças permanece vivo. A vida em resumo é uma teia de emoções e acontecimentos que nem sempre são um mar de rosas, e dessa teia surgem inúmeras ramificações que no meio do caminho se encontram formando um nó absurdamente grande e complexo. Cada ramo dessa teia complexa é repleto de traições, decepções e erros assim como momentos de felicidade, paixões a atitudes politicamente corretas, ou seja, grandes e gordas antíteses. Aquele papo de “nasço, cresço e morro” é história da carochinha. É impossível passar despercebido, a condição de existência do ser humano consiste em cair em tentação sempre que possível, e todos em certo ponto da vida cairão, acredite. A carne é fraca meu amigo, fraquíssima.
Sexo, eis uma palavra que surge bastante. E pode esquecer aquela besteira de sexo como a celebração do amor entre duas pessoas ou até aquele sexo sujo repleto de fantasias e fetiches, os tempos são outros, velho. Hoje é uma moeda de troca, um símbolo de poder, um meio de dominação, um jeito de segurar o namorado, ou até mesmo arranjar alguém para ficar em alguma festa. É uma troca, das mais baixas possíveis, é o modo mais eficaz de aliviar o stress. O homem não é mais o rei da cocada preta, a mulher descobriu que quem põe as cartas é ela, e viva o feminismo.
Os valores são outros. Hoje se esfaqueia quem estiver à frente que possa estar bloqueando o caminho, até mesmo os próprios pais. Olho por olho, dente por dente. E pau no cu de quem se intrometer. O dinheiro compra tudo, até amor.Pode não ser verdadeiro, mas é bem satisfatório. A instituição do casamento deixou de ser sagrada, padres foram acusados de cometer pedofilia, e um homem parcialmente analfabeto, com apenas nove dedos na mão está em seu segundo mandato de presidente do Brasil. Entrará para a historia ao lado de grandes homens como Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas e Figueiredo. Que piada.
Nós estamos predestinados a sofrer, de tempos em tempos. Um término de relacionamento pode ser devastador. Um amigo que vira as costas para o outro por um boato infundado, uma amizade que acaba pela falta de confiança, enfraquece a alma. A falta de dinheiro num mundo capitalista e materialista leva muitos ao desespero, a falta de segurança atormenta todos e a promessa de que um dia o mundo melhorará some um pouquinho a cada dia.
O sonho de princesa está cada vez mais longe, o mundo cor-de-rosa implodiu e a vida é assim: te bota para baixo na tentativa de te fortalecer, te tira pessoas importantes para lembrá-lo de que nada nem ninguém é eterno. E no meio desse caos não é que a gente até consegue ser feliz? Pelo menos é o que eu, em meio à minha ingenuidade, acredito.

Saudades, caro amigo. Saudades dos tempos em que brincávamos sem a preocupação de como será o dia de amanhã e de quando uma relação entre duas pessoas era levada a sério.

Saturday, December 09, 2006

Carta para Ilustres pessoas, volume 1.

Caro Deus,


Venho por intermédio desta carta lhe fazer perguntas das quais ninguém soube me responder. Acredito que talvez esteja sendo inconveniente, entretanto, fui criada por uma família católica apostólica romana, desde pequena escuto o quão poderoso és, e levando em conta que és o criador do mundo em que vivo, és minha última esperança.

Veja bem senhor Deus, supostamente criastes o mundo certo? Logo, a natureza é criação sua também, o que me leva a pensar: pode alguém tão bom criar vulcões, terremotos e furacões? Estes, que por onde passam, causam somente desolação para qualquer criatura do reino animal, seja racional ou não. Se és tão bom como dizem, porque criar algo tão devastador?

Criastes os humanos. Começastes em pequena quantidade, somente dois,Adão e Eva, sendo esta oriunda da costela de Adão. Começastes mal, meu Deus querido, muito mal. Esta atitude causou o que no futuro veio a ser conhecido como Machismo. Imagino que já tenhas constatado isso. Ah vossa majestade! Admita que quando havia briga entre os dois, Adão, em seu estilo machão jogava na cara de Eva que esta havia surgido de sua costela, e que eternamente agradecida à ele deveria ser. Aposto uma carteira de cigarros como estou certa.

E se o sexo é estritamente para procriação, porque fazer com que seus súditos tenham instinto animal? Daqueles que sentem tesão do fio de cabelo à unha do pé, que se excitam ao ver uma revista pornográfica. Se rejeitas tanto os prazeres carnais, porque fazer todos serem suscetíveis à luxúria? É um jogo por acaso? Quem viver sob minhas regras resistindo à tentações, ganha meu amor incondicional?

Uma vez me falaram que o tão famoso "diabo" costumava ser um de seus anjos. Lúcifer é o nome dele não é? Criastes também os anjos? Se criastes,porque fazê-los com capacidade de invejá-lo? Estavas entediado e achou que seria divertido ter um oponente? Quem criou o senhor? Se o que dizes é verdade, e és o pai de todos, gostaria de saber se tenho um avô. "Deus Sênior" poderia ser o nome dele não?

Ok, a ganância, a violência e seus derivados são influenciadas por Lúcifer, isso eu até entendo. Entendo que também não podes simplesmente bani-lo e destruir o inferno pois este é tão poderoso quanto o senhor. Mas preciso lembrá-lo que antes de ser o criador de todo o mal, o "chifrudinho" era seu amigo? Ou seja, tendo criado ele ou não, a culpa é do senhor. Não é certo culpar o pobrezinho só porque ele tem interesses. Não dizes que amas a todos? Inclusive os pecadores? Então para quê criar este rótulo? Para que os dez mandamentos? Não seria mais fácil deixar cada um ser do jeito que deseja? Sem seguir regras antiquadas, como por exemplo cobiçar a mulher do próximo. Escolha péssima de palavras por sinal.

Segundo o dicionário,cobiçar significa desejar com veêmencia, ambicionar. Criastes o ser-humano com instintos animais, sexuais, e depois pede que não sintam desejo? Os criastes com capacidade e inteligência suficiente para evoluir e criar um mundo onde é melhor cobiçar a mulher do próximo do que não fazer nada, pois no outro dia alguém pode cobiçar a sua, e aí, é o famoso pega pra capar.

Porque delegastes que Caim oferecesse um animal para sacrifício? E quando não o fez, o repreendeu dizendo que havia lhe faltado com suas obrigações? E que o sacrifício só era válido com derramamento de sangue, pois só assim podia perdoar os pecados? Causastes a inveja. Caim passou a invejar Abel por ter lhe obedecido e oferecido um animal, e assim num ímpeto de raiva,Caim matou Abel. Vês que o primeiro assassinato é obra sua?

Eu poderia fazer perguntas, senhor meu Deus, de quase todas as passagens da bíblia, mas não o farei. Tenho apenas mais uma pergunta. Se és capaz de fazer milagres, e espalhar o bem pelo mundo, porque não podes evitar que pessoas boas morram cedo? Quando me tirasses a minha avó, fiquei desolada. Não entendia como que poderias ter feito algo tão horrendo a uma pessoa que nao fez mais do que seguir suas regras, mandamentos e chamados, alguém que sempre que lhe foi possivel fazer o bem, o fez. Alguém que era tão essencial na vida de muita gente. Minha mãe, outra seguidora do senhor me disse que todos vêm para a Terra com um propósito, e quando o terminam, partem para a vida eterna. Desculpa o palavreado, mas puta que pariu! Mais um joguinho do senhor? Manda as pobres criaturas para este mundo absurdo, estas cumprem suas obrigações e depois vão embora? Qual o propósito disto tudo? Que egoísmo, meu Deus querido, que egoísmo!

Nunca lhe passou pela cabeça que talvez estas pessoas sejam essenciais para outras? Porque causas sofrimento? Porque? Porque?


Admito que fico meio abalada de pensar em tudo isto. Não gostaria de estar na posição de contestar o senhor, contestar sua existência. Mas se realmente existes, és o causador da minha fúria.

Desde já agradeço a atenção.

Sinceramente, Laura.