Sunday, August 09, 2009

Gosto não se discute nem discrimina.

Não sei porque as pessoas insistem em nos rotular. Perguntam qual o gênero preferido de fime ou musica, qual a cor, comida, bebida preferida. Tudo no singular, forçando - nos a dar apenas uma resposta, fazendo com que nos tornemos, pelo menos aos olhos da pessoa a nos questionar, seres completamente restritos, quando na verdade não somos. O que nos torna humanos e únicos é a complexidade da nossa alma, dos nossos cérebros.
Somos capazes de gostar de salgado e doce ao mesmo tempo, de rock e música clássica, de comédia e terror, e muitos outros opostos. A controvérsia de gostos é algo tão comum, tão característico do ser humano que deveria ser abraçada e não silenciada.
Adoro os filmes do Kevin Smith, Cameron Crowe, Woody Allen, George Lucas, Steven Spielberg, Truffaut, Fellini, Tarantino, Rodriguez, Scorcese, Griffith e Murnau. Amo as músicas do Bob Dylan, Rolling Stones, Eric Clapton, Spice Girls, Britney Spears, ópera em geral, Gritando HC, Dead Fish, Ataris, entre outros.
E se me perguntarem, não sei dizer de qual eu gosto mais. Cada um foi e ainda é vital para a minha existência, para a experiências passadas e as ainda a ser vividas. Ninguém deveria ser obrigado a escolher apenas uma coisa, quando vivemos num mundo onde as opções são ilimitadas.

Thursday, August 06, 2009

Horóscopo do dia.

Não sei como pode acontecer de uma pessoa acreditar e não acreditar em horóscopo, mas essa sou eu. Ao pensar racionalmente nesses horóscopos de jornais, acho muito improvável que ele seja um tanto quanto verídico, provavelmente é um textinho escolhido aleatoriamente em um banco de dados. Mas pensando irracionalmente, com os sentimentos, cada vez que leio meu horóscopo chego a ficar assustada com a proximidade que um mínimo textinho pode ter com a minha vida. E não, não é pelo simples fato de que após ler pela manhã acabei planejando meu dia de acordo com o que uma astróloga de nome estranho disse em poucas linhas, porque eu costumo ler meu horóscopo à noite. E quase todas as vezes, o que diz lá, é muito semelhante com o que aconteceu durante meu dia. Como pode isso? Será coincidência? Muitas coincidências, uma atrás da outra? Será possível? Os indianos aparentemente acreditam muito em horóscopos, mas o deles, é muito diferente do nosso. E agora? Odeio pensar, refletir e não chegar à nenhuma conclusão. Se alguém souber um modo de clarear meus conflitos internos em torno deste assunto, por favor, pronuncie - se.

Tuesday, August 04, 2009

Livre para ser feliz.

Eu não sou contra os homossexuais, pelo contrário, acho que todos deveriam poder abraçar suas escolhas e conviver com seus parceiros sem preconceitos e tramites legais para atrapalhar. Mas a sociedade e o sistema judiciário frequentemente impedem que pessoas do mesmo sexo sejam felizes em um relacionamento, por acreditarem em convenções culturais datadas do seculo retrasado. E para quê? Homens e mulheres podem casar por dinheiro, interesses diversos, conveniência ou simples companheirismo, livres de amor e atração sexual, e aos olhos da lei esse compromisso é legal. Mas a esses mesmo olhos, dois homens ou duas mulheres que se amam, desejam e querem viver uma vida a dois, é uma idéia inconcebível. Porra! Quando uma porcaria de tradição cadavérica e uma pá de pessoas hipócritas conseguiram reduzir o amor à nada?
O nosso queridíssimo presidente Lula sancionou hoje a lei da adoção, que vigora em 90 dias, que permite que qualquer pessoa acima de 18 anos, solteira ou casada, pode adotar uma criança, entretanto, um casal do mesmo sexo está imposibilitado de fazer o mesmo. Ou seja, eu tenho 22 anos, atualmente não trabalho, só estudo, e tenho mais chances de adotar uma criança que um casal homossexual, já estabilizado, com renda financeira, maturidade emocional e responsabilidade ideais. Mesmo que eu seja claramente incapacitada de criar e educar outra pessoa. Enquanto isso, milhões de crianças estão abandonadas, sem amor e carinho, em orfanatos pelo Brasil.
Que país maravilhoso esse em que vivemos hein? Qualquer pessoa que não se enquadre nos moldes propostos pela sociedade na idade da pedra, não tem muitas chances de ser feliz. Não uma felicidade completa, porque sim, somos capazes de sermos felizes solteiros e sem filhos, mas como ficam aquelas pessoas que querem casar, formar uma família, andar de mãos dadas na rua? Com certeza sua felicidade depende disso, e são impossibilitadas pela cabeça pequena de nossos governantes e membros da sociedade em que vivemos. Pelo visto, até para amar é preciso seguir certos requisitos. E aquela histórinha de liberdade foi pro saco, virou história da carochinha.
Isso tá errado, muito errado. O direito de ser feliz deveria ser de todos.
As vezes a gente acha que conhece uma pessoa. Passamos tempo juntos, trocamos idéias sobre a vida, falamos sobre experiências, vontades, sentimentos. Desenvolvemos um nível de intimidade que possibilita nos denominarmos amigos. Uma vez que a amizade está formada, acreditamos que somente coisas boas virão dessa relação. Infelizmente (odeio essa palavra, mas não me vem nenhum sinonimo no momento), as pessoas com certeza estão no mundo para nos decepcionar, porque iremos sempre, impreterivelmente, criar expectativas, que nunca, mas nunca mesmo, tornarão - se realidade.
E mesmo sabendo de antemão que estamos fadados à nos decepcionar, cada vez que uma expectativa não é correspondida é um baque devastador, pelo menos comigo é assim. E a decepção pode surgir em formas tão variadas e aparentemente insignificantes que eu demoro a perceber que o sentimento de tristeza repentino que me acometeu é recorrente de uma decepção, como por exemplo, uma simples mudança de comportamento.
E uma mínima decepçãozinha já me deixa com um pé atrás, e somente quando trata - se de uma amizade verdaira, consigo reverter esse sentimento. De outro modo, acabo por me distanciar de algumas pessoas. E isso é um fado que levarei pra sempre comigo. Porque certas coisas não mudam, nunca.