"Saudade! Recordação,ao mesmo tempo triste e suave,de pessoas ou coisas distantes ou extintas,acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las.
Angústia; Grande aflição; Desgosto; ansiedade com opressão; agonia."
FONTE: SILVEIRA BUENO, mini dicionário da Língua Portuguesa
Eu gostaria que fosse tão simples, como o dicionário mostra ser, explicar aquilo que sentimos e pensamos. O ser humano é um ser complicado e imprevisível, sem exceções, tanto que até palavras me faltam para expressar o que eu quero dizer. Nós somos capazes de cometer ações equivocadas (julgando-as certas), de perdoar, de admitir que erramos, de sermos orgulhosos e humildes.
Somos capazes de planejar uma vida inteira com alguém, e em frações de segundo pôr todo o planejamento a perder, podemos passar anos acreditando em certa coisa, e do nada mudar totalmente a nossa opinião. Nós somos suscetíveis ao mundo em que vivemos, e tentamos nos adaptar à sociedade, muitas vezes nem reconhecendo tal ato, e mudando totalmente o nosso jeito de ser.
Como pode alguém ser capaz de criar tecnologias que há 15 anos eram consideradas impossíveis, armas capazes de dizimar um país inteiro, curar doenças que há 5 anos atrás eram dadas como mortais, e ao mesmo tempo não conseguir entender sua própria cabeça? Claro que Freud e todos os psicólogos, psiquiatras, analistas e tudo mais ajudam um pouco nessa árdua tarefa, mas a tal ajuda, não passa de 10%, no máximo, do que precisamos conseguir.
Um órgão vital, responsável por todas as ações que o corpo humano faz, não é capaz de explicar o que ele mesmo nos faz sentir. Irônico não?Quem sabe, daqui muitos anos, seja possível entender porque choramos ao estar triste,com dor ou feliz,porque nos sentimos nas nuvens ao amarmos,porque sentimos saudades daquilo que já foi,e sentimos angústia pelo que aconteceu.Mas e o presente? Como podemos viver numa sociedade onde o saber predomina - em quase todo lugar - se não podemos entender o que passa pela nossa própria cabeça?
Um dia eu gostaria de saber por que pessoas entram nas nossas vidas e não saem mais, permanecendo a nos atormentar e nos lembrar de como sofremos, enquanto outras que só o que fizeram foi nos alegrar, saem rapidinho e não voltam mais.Gostaria de saber como a raiva,o ódio, o egoísmo e a maldade conseguem ser mais fortes que o amor em muitas vezes.
Eu gostaria de saber mesmo, porque algumas pessoas são tão suscetíveis à perdas,e porque os sentimentos nos enganam.
Acho que eu vou morrer esperando a resposta.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment