Tuesday, May 15, 2007

acreditar é alcançar?

“Quem acredita alcança”, eis uma frase/expressão/clichê/ditado ou seja lá como você queira chamar que sempre me intrigou. Se é tão “famoso”, tão corriqueiro, deve ter um fundo de verdade, e é aí que um nó é feito na minha cabeça. Será que realmente quem acreditar em algo consegue atingir seu objetivo? Será que o popular “Sou brasileiro e não desisto nunca” é verídico?Se for então todos os políticos que dizem querer acabar com a miséria no Brasil, realmente não querem.
Ok, talvez os políticos não sejam um bom exemplo devido ao caráter duvidoso dessa “raça”. Mas vejamos então o Rubinho Barrichelo: ele sempre tenta, quase chega lá, mas o primeiro lugar nunca é conquistado. Será que então ele realmente não quer ser o primeiro? Talvez prefira ser o segundo, terceiro, quarto e etc. Resumindo, Rubinho Barrichelo contenta-se com pouco e somente com pouco. Surge então uma pergunta que não quer calar (pelo menos na minha cabeça): Rubinho Barrichelo é brasileiro? Se for, então ele realmente não busca “the ultimate victory”.
E de exemplos como esse temos muitos. Mas há aqueles casos de sucesso de pessoas que acreditaram e conseguiram, mas será que conseguiram somente por acreditar? A terceira lei de Newton é bem clara: para toda ação, há uma reação. Se um corpo X está exercendo uma força sobre um corpo Z, então o corpo Z também está exercendo força sobre o corpo X de mesmo módulo e direção, mas sentido contrário. Exemplificando melhor, se eu faço algo que não necessariamente seja direcionado a alguém, mas que afete esta pessoa, há chances dela fazer algo similar com outro propósito.
E a verdade é que nada do que fazemos saímos ilesos. Pode ser que um ato bom seja precedido por outro ato bom que irá te favorecer, pode ser que não. Cada vitória é um conjunto de acontecimentos, e nenhum tem a ver com sorte, porque sorte, queridos, não existe. Existe bom desempenho, bom planejamento, boas probabilidades de algo dar certo devido a um mix de fatores, e só. Concluo então que apenas acreditar não quer dizer que irás alcançar, pois não importa quantos obstáculos aparecerem à frente, nem quantos conseguirem superar, não é suficiente. É necessário que o mundo e as pessoas nele conspirem a teu favor, não se consegue nada sozinho, o apoio e a ajuda dos outros é vital. Precisamos acreditar em conjunto, planejar em conjunto e executar em conjunto.

1 comment:

Unknown said...

eu posso estar estupidamente errada, mas tenho na minha cabeça q acreditar não é alcançar, eu acredito em tantas coisas e mtas nao alcancei.. ou será q eu nao acreditei o suficiente? realmente esse é um assunto rodeado de perguntas, mtas vzs sem respostas convincentes, até pq o q seria acreditar de verdade? cada um tenta, acredita ou enfim, do seu jeito, ao seu maximo, nao pode existir um padrao. entao continuo sendo contraria ao cliche/ditado, essas coisas q tu mesmo falou.
;@@@